sábado, 2 de março de 2013

Weird Al Yankovic: A arte de parodiar

Weird Al Yankovic

 A definição de "Paródia", segundo o Wikipédia: "A paródia é uma imitação cômica de uma composição literária (também existem paródias de filmes e músicas), sendo portanto, uma imitação que possui efeito cômico, utilizando a ironia e o deboche. Ela geralmente é parecida com a obra de origem, e quase sempre tem sentidos diferentes. (...) Seu objetivo é adaptar a obra original a um novo contexto, passando diferentes versões para um lado mais despojado, e aproveitando o sucesso da obra original para passar um pouco de alegria."



 Sem mais muitas definições, assista a uma paródia que Weird Al Yankovic fez de uma música bem conhecida do grupo americano grunge, Nirvana:
 


 Acima, clipe original de "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana. Abaixo, clipe de "Smells Like Nirvana", paródia de Weird Al Yankovic.



 Weird Al Yankovic consegue criar paródias tão bem trabalhadas que, para se ter uma ideia, para a gravação de "Smells Like Nirvana", Weird Al e sua banda fizeram questão de gravar o videoclipe utilizando o mesmo cenário onde o Nirvana gravou o clipe da música original. Eles também chegaram a contratar os mesmos atores que contracenaram com o Nirvana. (Sim, o faxineiro com um ar misterioso que aparece no videoclipe do Nirvana é o mesmo faxineiro que, vestido com um tutu, dança balé no videoclipe de Weird Al)

 O videoclipe de "Smells Like Nirvana" tem todos os elementos que o classificam como uma paródia: O líder de torcida gordinho, o homem sem noção vestido de terno na plateia, as pessoas sendo atiradas de uma lado para outro, o faxineiro de tutu, as escoteiras vendendo biscoito e minha parte favorita, o épico solo de gargarejo feito por Weird Al (Hehe, essa parte é demais)
 Existem fãs do Nirvana (ou "fãs de Smells Like Teen Spirit") que odiaram a paródia de Weird Al, o que para mim não faz sentido. A música não é nada ofensiva em relação a banda, ela só interpreta a música de uma maneira cômica. O próprio Kurt Cobain, cantor e compositor do Nirvana, afirmou que a paródia de sua música ficou hilária.

 Aqui vão outras paródias de 
Weird Al muito bem trabalhadas:
 - "Amish Paradise(paródia de "
Gangsta's Paradise", do rapper Coolio)
 - "Fat" e "Eat It" (paródias de "Bad" e "Beat It" de Michael Jackson)

 - "Bob" (paródia de "Subterranean Homesick Blues", de Bob Dylan)
 - "Lasagna" (paródia de "La Bamba", de Ritchie Valens)
 - "Canadian Idiot" (paródia de "American Idiot", do Green Day)
 - "CNR" (paródia de "The Denial Twist" e "Dead Leaves and the Dirty Ground" do The White Stripes)

 - "A Complicated Song" (paródia de "Complicated", de Avril Lavigne) - Essa é hilária
 - "I'll Sue Ya" (paródia de "Bombtrack" e "Killing In The Name", do Rage Against The Machine) - Eu vou processar a Panasonic, eles nunca me disseram que eu não deveria usar o micro-ondas deles para secar o meu gato
 - "Perform This Way" (paródia de "Born This Way" de Lady Gaga) - Weird Al ironiza a maneira ousada - e um tanto bizarra - de Lady Gaga se vestir e atuar em seus clipes


Hello
 O que é mais engraçado, na minha opinião, são as entrevistas de Weird Al com vários famosos. Na verdade não são entrevistas reais, mas apenas montagens feitas com partes de outras entrevistas realizadas com essas pessoas, sempre passando um efeito cômico.
 Assista a entrevista de Weird Al com Paul McCartney:
  



Animação de Weird Al para o episódio "That 90's Show",
dos Simpsons.
 Weird Al também conseguiu o que eu considero como atingir o ápice da fama: ele apareceu eu um episódio dos Simpsons. 

 Espero terem gostado. Você tem algo a mais para comentar sobre a publicação? Concorda com o que foi escrito? Discorda? Já conhecia outras paródias do artista?
 Comentários, sugestões, pedidos e críticas são bem vindos!  
 Ajudem a divulgar a nossa página para que seus amigos possam apreciar a música com outros olhos (ou ouvidos). Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário