quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Interpretando a Música: Feel Good Inc. (Gorillaz)

 É a principal música do álbum Demon Days e uma das músicas mais conhecida da banda virtual Gorillaz.
 A definição para "banda virtual", segundo o Wikipédia é uma banda "cujos membros não são músicos reais, mas personagens animados. As canções são gravadas pelos verdadeiros músicos e produtores, mas eles não aparecem em clipes, capas de álbuns, shows, nem em qualquer mídia relacionada ao grupo."
  Essa definição faz com que algumas pessoas classifiquem o Gorillaz como uma "banda de mentira" pelo fato das músicas do grupo não serem resultado do trabalho de integrantes permanentes, mas de uma colaboração de músicos de outras bandas.

 Uma característica marcante da banda é a maneira como as temáticas das músicas se relacionam com o conteúdo das animações que fazem parte de seus clipes.
 Apesar de ser considerada uma "banda de mentira" por alguns, a influência que a banda teve (e ainda tem) no mundo da música é marcante - conta-se com aproximadamente 15 milhões de discos vendidos em todo o mundo.


 "Feel Good Inc." é a sexta faixa do álbum Demon Days, o segundo álbum de estúdio do grupo.
  Já no início do clipe acima conseguimos perceber o barulho típico do espaço urbano: sirenes, helicópteros, trânsito e batidas de carros (ou disparos de armas, não consegui distinguir); toda essa agitação fica (muito) distante de uma espécie de torre acima das nuvens, a tal "Feel Good Inc."
 Podemos interpretar que essa cena urbana de violência e agitação fica muito distante de nossa maneira de sentir-se bem (to feel good), favorecendo o aumento do stress e da falta de contato entre os indivíduos. Ele também cita como os sentimentos se tornaram uma sensação artificial e efêmera:
"You've got a new horizon it's ephemeral style - (ephemeral = efêmero = momentâneo, passageiro)
A melancholy town where we never smile"

 Quando o clipe atinge o refrão da música, vemos o vocalista olhar para além da janela da torre. Lá ele se vê em um mundo totalmente diferente, há um moinho de vento girando em um local acima das nuvens, com cores mais alegres e na presença da natureza, porém há o vidro e as barras que o separam desse espaço agradável - espaço que logo é tomado pela escuridão e pelos helicópteros provenientes do espaço urbano. 
 Já li interpretações interessantes sobre essa parte do clipe, em que tendo em mente que os moinhos de vento giram de acordo com o ar, e o ar representa os ideais, a intelectualidade e a liberdade ("o ar da cidade liberta"), o moinho de vento representaria a vinda de novas ideias para o espaço urbano; ideias que são barradas (censuradas) pelo vidro e grades de uma janela. Esse moinho de vento (diversidade de ideais) gira constantemente, fazendo com que a sociedade aprenda cada vez mais - não ficando presa a uma única maneira de pensar e agir. "Windmill, windmill for the land/Learn forever hand in hand". Esses ideais trazidos pelo moinho de vento devem ser usados em benefício de todos e de maneira recíproca, mútua.

Capa de Demon Days (Gorillaz, 2005)
  A agitação típica desse cotidiano urbano também faz com que, muitas vezes, o amor seja esquecido. Não o amor que existe entre namorados, mas o amor com próximo, amor-platônico, amor ideal; a preocupação em ajudar outros indivíduos. "Love forever love is screaming/Let's turn forever you and me/Windmill, windmill for the land/Is everybody in?

 A música também cita os casos de "falsa felicidade" na parte que dá início ao rapper cantando: "Laughing gas these hazmats, fast cats (...) Ladies, homies, at the track/It's my chocolate attack".  A "falsa felicidade" pode ser entendida como uso de drogas, consumo excessivo de produtos industrializados e produtos da cultura de massa (que são difundidos pela mídia global).   
 Em geral, produtos que oferecem uma felicidade momentânea para o indivíduo, além de incitar a ideia de que ele somente alcançará a felicidade se consumir certo produto e agir de acordo com um certo padrão.
 O rapper, que aparece em um telão, representa a mídia. Ele prende toda a atenção do protagonista para reforçar a ideia de que ele deve continuar consumindo e agindo de acordo com as maneiras de agir e pensar impostas por ele (rapper)/ela (mídia). O protagonista foca toda a sua atenção no rapper e dança de acordo com a sua música.

 A música abrange muitos pontos negativos da vida urbana contemporânea. Ela fala da falta de amor, dos lados negativos de uma cultura globalizada e da agitação que existe no espaço urbano em geral. Ela também cita, de maneira subjetiva,  a variedade de ideias que se diferenciam daquelas oferecidas pela cultura globalizada - essas ideias dão origem a movimentos de contracultura e uma diversidade maior na maneira de se pensar e agir. 
 Você tem algo a mais para comentar sobre a música? Concorda com o que foi escrito? Discorda? Já conhecia outras músicas da banda?
 Comentários, sugestões, pedidos e críticas são bem vindos!  
 Ajudem a divulgar a nossa página para que seus amigos possam apreciar a música com outros olhos (ou ouvidos). Até a próxima!

10 comentários:

  1. Muito bacana à interpretação!!!

    Todo dia é uma luta contra o seu "eu" , tantas regras impostas.... "não faça assim .... faça assado ....isso é errado ... isso é correto ...."
    No final,
    .... esquecemos dos nossos sentimentos, o que queremos... o q nos faz feliz de verdade ....

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, tbm interpretei o clipe dessa forma quando assisti :)

    ResponderExcluir
  3. Não sei se ainda Adianta comentar mas no inicio do video o barulho é de uma arma , se vc prestar atenção vai ver que depois do barulho da para ouvir uma daquelas capsulas( não sei o nome ) que sai da arma caindo no chão

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a interpretação,acho uma música muito bem elaborada,a tal ilha do "sinta-se bem" é um paraíso particular,vou marcar na pele a Windlill Island

    ResponderExcluir
  5. Gente, no texto falaram que o vocalista (2D) se vê do lado de fora da torre bem mais jovem. Quando na verdade aquela é a guitarrista da banda (noodle) podem perceber o cabelo deles é diferente. O do 2D, que tá na torre, é mais azul e espetado. O da noodle, que está tocando violado perto do moinho de vento, é um azul escuro/roxo e ela tem uma franja que cobre os olhos. E ela está tocando violão justamente por ser a guitarrista.

    ResponderExcluir
  6. Ao invés de de de screaming é freely na parte

    Love forever

    Love is freely

    ResponderExcluir