sábado, 20 de julho de 2013

Clássicos do Rock interpretados pelo Indie Rock

 Muitos artistas e bandas independentes veem os artistas do passado como suas grandes inspirações. O Rock'n Roll surgiu na década de 50 como uma maneira dos jovens se expressarem dentro da sociedade e, a partir daí, acabou ganhando proporções tão perceptíveis, que ficou difícil não considerar a influência desse gênero musical 
em nossa vida cotidiana - ainda mais hoje, em que a Internet oferece uma profusão de possibilidades para novos talentos produzirem e distribuírem seu material, ao mesmo tempo em que fãs e amantes da música tenham acesso a ele.
 É daí que surge o conceito de Indie Rock (ou Rock Independente). Os artistas ou conjuntos independentes geralmente fazem questão de manter total controle sobre aquilo que é produzido por ele, sem que grandes produtoras influenciem no processo. Os subgêneros do Indie Rock variam muito, tendo influências enraizadas desde o Folk (como The Decemberists ou Boy & Bear), Garage Rock (como The Strokes ou The Black Keys) até conjuntos com uma sonoridade tão exótica que fica difícil enquadrá-los em um gênero específico (Modest Mouse é um bom exemplo). É nesse mar de diversidade que se encontra aquilo que chamamos de Rock Independente.


Quem não gosta de mistura e acredita em coisa pura
saiba que um dia água e óleo vão se misturar
É só ver a natureza, a diferença é a beleza
Peixes de um milhão de cores nadando no mesmo mar
(MegaRex)

 Portanto podemos perceber que o Rock não morreu - e nem está morrendo (ok, MTV?) - mas está passando por uma série de transformações que, visto a música como um meio de se expressar dentro da sociedade, tentam enquadrá-lo dentro de um novo contexto a cada dia que passa.

 Muitos artistas buscam homenagear músicos do passado, suas grandes influências, com versões cover de suas músicas, muitas vezes com arranjos e improvisos que a diferenciam da versão original. Aí vão para vocês algumas versões de Clássicos do Rock interpretados pelo Indie Rock que eu considero como minhas favoritas.
 (Conhece versões de músicas diferentes dessas que foram postadas? Comente no final do tópico !)

  •  Billie Jean (Michael Jackson), por The Civil Wars

Billie Jean is not my lover
She's just a girl
Who claims that I am the one
But the kid is not my son

 Sim, estou falando do rei do pop. Em 2011, Joy Williams e John Paul White, do The Civil Wars, do Tennessee, regravaram, em uma versão bem diferente da original, o grande hit de Michael Jackson, Billie Jean, para o primeiro álbum da dupla: Barton Hollow. 

(para conferir a versão original: YouTube)

  • Iron Man (Black Sabbath), por The Cardigans

 A beleza de qualquer versão cover de uma música não está em tocá-la à maneira mais parecida possível com a original, mas está em interpretá-la com um outro olhar.
 O melhor exemplo que pode contextualizar a frase acima é a versão cover de Iron Man, pela banda sueca de Indie Pop, The Cardigans.
 Enquanto a versão original do Black Sabbath é selvagem e impactante, a versão do The Cardigans é doce e relaxante (e mesmo assim não perde o cerne da versão original). Ótimo cover!

(para conferir a versão original: YouTube)


  • Mother And Child Reunion (Paul Simon), por The Morning Benders
 Mother And Child Reunion foi o primeiro single lançado por Paul Simon, como carreira solo, após o último álbum de estúdio da dupla Simon & Garfunkel, além de ser a primeira música de um artista branco a conter traços de Reggae e ter sido regravado, com grande maestria, pelo conjunto da California, The Morning Benders.

(para conferir a versão original: YouTube)


  • Jealous Guy (John Lennon), por Elliott Smith
 A música de Lennon se refere, definitivamente, a um garoto ciumento, pois expressa o sentimento do ciumes da melhor maneira genial e sentimental que Lennon tinha. Grande interpretação, ao vivo, por Elliott Smith.

(para conferir a versão original: YouTube) 

  • Conversa de Botas Batidas (Los Hermanos), por Cícero Rosa Lins 
  • Sentimental (Los Hermanos), por Phillip Long                           e outros...
 Também não podemos nos esquecer dos grandes nomes atuais da música nacional. Cícero Rosa Lins, uma dos grandes nomes do MPB dos últimos anos, juntamente com outros grandes artistas,  prestaram uma homenagem ao Los Hermanos no álbum Re-Trato: Tributo a Los Hermanos. Grandes sucessos da banda carioca estão nesse grande tributo. 



(para conferir a versão original: YouTube)

(o poema adicionado na música é "Memórias". É declamado por Carlos Drummond de Andrade, seu próprio autor)

(para conferir a versão original: YouTube)


Comentários, sugestões, pedidos e críticas sempre são bem vindos!
 Para dar a sua opinião sobre as postagens que você acabou de ler, comente. Todos os comentários serão lidos pelos administradores do blog. Até a próxima! 







A beleza de qualquer versão cover de uma música não está em tocá-la à maneira mais parecida possível com a original, mas está em interpretá-la com um outro olhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário