domingo, 17 de fevereiro de 2013

Interpretando a Música: Grapevine Fires (Death Cab For Cutie)

 Depois de refletir por alguns minutos o que postar no blog, decidi criar um novo bloco para o Beleza Não Literal, o Interpretando a Música.
 O nome do bloco já é autoexplicativo, mas para poder entende-lo melhor temos que ter em mente que mesmo das mais simples afirmações nós podemos chegar a várias interpretações. É parte da natureza humana se questionar sobre as coisas - por que isso é assim? Como aquilo funciona? O que significa isto? Deve ser divertido trabalhar como compositor, escrever letras para suas músicas, e parte dessa diversão está em ler as mais variadas interpretações que seus fãs fazem das músicas.
 


Capa de Narrow Stairs (Death Cab For Cutie, 2008)
 Para começar esse bloco eu selecionei a música Grapevine Fires da banda de rock/pop independente Death Cab For Cutie. Ela está no álbum Narrow Stairs, é o quarto single da banda e está na 21ª posição da U.S. Bilboard Hot Modern Rock Tracks.
 
A música possui como instrumentos marcantes a bateria, e o teclado e a guitarra com sons melancólicos que se identificam com o clipe.

 Ben Gibbard, compositor da banda, afirmou que ela foi inspirada em uma série de incêndios que ocorreram no sul da Califórnia em 2007 e que forçou o evacuamento de muitas famílias, provocou destruição de casas e estruturas urbanas e feriu e causou a morte de algumas pessoas. Os períodos de seca e os ventos fortes só pioraram a situação. (Para saber mais: Wikipédia e YouTube)

  Antes de falar sobre a música, vou disponibilizar o clipe e a letra dela para vocês. Aí vão eles:




"When the wind picked up the fire spread (o vento foi uma das causas da propagação do fogo)
And the grapevines seemed left for dead - (Grapevine = videira, o arbusto que dá a uva)
And the northern sky, like the end of day, - (O céu estava coberto em fumaça, "assim como no fim dos tempos")
The end of days.

A wake up call to a rented room - (O chamado para a família evacuar do local)
Sounded like an alarm of impending doom - (O chamado soou "como um alerta da destruição iminente")
To warn us it's only a matter of time - (é apenas uma questão de tempo antes de tudo ser consumido pelas chamas)
Before we all burn 

We bought some wine and some papercups
Near your daughter's school when we picked her up - (Aqui surge uma personagem feminina, uma criança)
And drove to a cemetery on a hill
On a hill.

And we watched the plumes paint the sky gray
And she laughed and danced through the field of graves
There I knew it would be alright
That everything would be alright,
Would be alright
Would be alright
Would be alright.

And the news reports on the radio 
Said it was getting worse
As the ocean air fanned the flame(A visão que a mídia transmite sobre o acontecimento é uma visão pessimista, apontando somente a destruição e as perdas causadas pelo incêndio)
But I couldn't think of anywhere I would have rather been
To watch it all burn away.
To burn away.

The firemen worked in double shifts
With prayers for rain on their lips
They knew it was only a matter of time"

 Até um certo ponto, a música se apresenta carregada de emotividade, o que transmite tristeza, pois o protagonista só consegue pensar na destruição e nas perdas que o incêndio irá causar. Assim que a criança entra em cena o ponto de vista do protagonista começa a mudar.
 Apesar do medo que o incêndio causa nos adultos, a ingenuidade da criança faz com que ela não entenda o que se passa naquele momento, ela não entende a causa da evacuação de sua casa. Mesmo com os adultos temendo o incêndio e lamentando as perdas, a criança ri e dança alegremente. Essa ingenuidade é transmitida para o protagonista, que muda seu ponto de vista e percebe que, apesar de estar passando por uma situação difícil, no fim tudo estaria bem.  
 Lamentar-se não mudaria o rumo dos acontecimentos. O protagonista, que antes tinha uma visão pessimista do que estava acontecendo, passa a ter uma visão mais positiva.


 Observações sobre o vídeo:
 
Há um confronto entre os sentidos de perda. Por um lado os personagens buscam salvar todos os bens que eles amam (Televisão, botas, mobílias. Há até os integrantes da banda buscando salvar seus instrumentos aos 1:10); por outro lado o garoto busca salvar a namorada. 
 Há essa ideia de como as pessoas encaram as perdas: Será que os personagens sentiriam tanta falta de seus bens materiais assim como o garoto sentiria falta de sua namorada se eles fossem perdidos?
"TV This I love"

 Você tem algo a mais para comentar sobre a música? Concorda com o que foi escrito? Discorda? Já conhecia outras músicas da banda?
 Comentários, sugestões, pedidos e críticas são bem vindos!  
 Ajudem a divulgar a nossa página para que seus amigos possam apreciar a música com outros olhos (ou ouvidos). Até a próxima ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário